Clube dos 27: a maldição do rock
A maldição dos 27 anos foi responsável por varias baixas no cenário do Rock n’ Roll mundial, Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jim Morrison, Kurt Cobain e mais recentemente Amy Winehouse são conhecidos com o clube dos 27, mas não foram só eles que integram esse famoso clube, o ROCK NA VEIA criou uma lista com os famosos mortos aos 27 anos.
O que levou essas pessoas a morrerem no auge da carreira? e por que essa idade ficou tão emblemática para o Rock n’ Roll? acredito que essa pergunta é uma das mais difíceis da história do rock.
Existem várias teorias como envolvimento da CIA dos Illuminati pacto com o diabo, e ate que alguns desses astros do rock fraldaram sua própria morte para viver longe dos holofotes.
Teorias a parte vamos a lista do clube dos 27:
Brian Jones – Rolling Stones
No dia 3 de julho de 1969, um mês depois de ter sido expulso dos Rolling Stones o guitarrista e multi-instrumentista acabou se afogando em sua própria piscina.
Brian era um gênio do slide, ele queria ser o líder dos Rolling Stones mas o resto da banda tocava músicas de blues tradicionais, com isso ele foi lentamente sendo ofuscado pela dupla Mick Jagger e Keith Richards.
Ele foi o primeiro da leva do rock dos anos 60 a integrar o clube dos 27.
Jimi Hendrix
De todos os integrantes do clube dos 27, uma das maiores perdas e uma sensação do que “poderia ter sido” foi Jimi Hendrix, ele morreu asfixiado no apartamento de sua namorada, em Londres, dia 18 de setembro de 1970, foi o primeiro dos “J” Jimi Hendrix, Janis Joplin e Jim Morrison.
Janis Joplin
Em 4 de outubro de 1970 Janis entrou para o clube dos 27, sua morte foi causada por uma overdose de heroína. Janis teve um longo histórico de problemas com drogas e álcool.
Joplin foi encontrada morta no Hotel Landmark de Los Angeles, Existe a historia que seu traficante teria acidentalmente vendido a ela e outros usuários uma dose exageradamente forte de heroina.
Jim Morrison – The Doors
Essa morte com certeza ainda gera várias e várias teorias, dentre elas a que ele não morreu no hotel e sim e uma boate em Paris, já outra teoria diz que na verdade ele nunca morreu, ele apenas cansou de ser um astro do rock e forjou sua morte parar passar o resto da vida criando cavalos no Oregon.
Mas o fato é que Jim Morrison integrou o clube dos 27 no dia 3 de julho de 1971, em Paris, como ele mesmo gostava de dizer, ele se juntaria a Jimi Hendrix e Janis Joplin, sua frase preferida era ” vocês estão bebendo com o número 3″ se referindo ao Jimi e Janis.
Ron “Pigpen” McKernan – Grateful Dead
O tecladista e vocalista, morreu no dia 8 de março de 1973, devido a uma hemorragia interna causada por excesso de bebida.
Ele foi o primeiro frontman da banda, no decorrer dos anos os problemas de saúde causados por seu vício o forçaram a deixar o Grateful Dead no ano de 1972. No ano seguinte ele estava morto, mais um musico sucumbiu a maldição dos 27 anos.
Pete Ham – Badfinger
No dia 24 de abril de 1975, Pete Ham cometeu suicídio devido a problemas financeiros além de uma batalha judicial contra seu empresário Stan Polley.
Ele deixou um bilhete dizendo (Stan Polley é um bastardo desalmado). O empresário tinha sonegado informações financeiras dele.
D. Boon – Minutemen
O rock alternativo californiano verdadeiro era representado pelo Minutemen seu vocalista e guitarrista D. Boon era um verdadeiro musico do underground.
Seus membros foram sem dúvida guerreiros na estrada, já que a cena underground em nada lembra o glamour das grandes bandas, mas em 22 de dezembro de 1985, a van da banda sofreu um acidente em Tucson, Arizona, D. Boon sucumbiu a maldição dos 27 anos, estava eternizado o musico expoente da cena alternativa californiana.
Kurt Cobain – Nirvana
Talvez o astro do rock mais frágil, Cobain foi sem dúvida nenhuma um anti-rockstar, a fama era uma coisa muito incomoda para ele, sua carreira de sucesso durou menos que 4 anos, devido ao abuso de drogas como a heroína Cobain cometeu suicídio no auge da sua carreira, a voz da geração dos anos 90 finalmente entrara para o clube dos 27.
Amy Winehouse
A maldição dos 27 anos levou Amy Winehouse, muitos já esperavam que Amy não passaria dessa idade, ela chegou ao fundo do poço, o abuso de drogas, álcool e seu relacionamento com Blake Fielder Civil a imprensa mundial cobrindo de perto sua vida particular foi demais para ela que veio a falecer no dia 23 de julho de 2011.
Sua herança musical foi sem duvida nenhuma a mais importante dos anos 2000, agora Amy está eternizada no grupo dos famosos mortos aos 27 anos.